sábado, setembro 29, 2007
Sobre o U2...
Tenho a coleção toda, gosto desde pequeno.
Como todos os fãs sensatos, não gosto dos trabalhos mais novos.
Desde o zooropa, comprei todos os cds na mesma época que foram lançados, e envolvi minhas preocupações em todo o "hype" por trás de cada um.
Pessoalmente, o trabalho mais genial deles pra mim ainda é o Achtung Baby, que tenho não apenas como um marco na carreira do U2, mas também como um dos melhores possíveis na música pop. ( um dia dedico um post inteiro só para falar dele, prometo.). Como muita gente por aí, sou mais um daqueles que acha que o trabalho do U2 pós-Achtung não é mais a mesma coisa, e cada vez menos tenho me empolgado em acompanhar a trajetória nem-mais-tão musical da banda.
O Zooropa foi uma colcha de retalhos, praticamente um bebê prematuro da época da Zoo Tv. Tem a Stay (uma das baladas mais brilhantes ever) e mais um par de músicas muito boas, mas não é nem um pouco homogêneo.
O Pop foi crucificado por todo mundo da antiga, até que tentou mas não vi muita gente começar a gostar de U2 por causa dele não. há 10 anos atrás, onde "Téquino" era a palavra da vez na música, ninguém conseguiu entender direito (nem o próprio U2) como traduzir isso de forma positiva na música pop mainstream. Apesar das misconceptions, é um disco razoável, com músicas muito boas que acabaram underrated pelo negativismo dos esclerosados críticos. Continuo achando a Staring At The Sun muito chata, Playboy Mansion e Miami totalmente desnecessárias. Mas quem prestou atenção em Gone e Wake Up Dead Man encontrou seus bons momentos.
O "All That You Can't Leave Behind" é bem redondinho e conseguiu o que o Pop não fez: foi feito para vender e apresentou o U2 a toda uma nova geração de menininhos e menininhas por aí que não fazem a menor idéia de quanta projeção esses caras já tiveram antes disso. Acho pelo menos a metade do disco beeem chata e presa a fórmulas. Afinal, ficar aguentando aqueles gritinhos do Bono cantando "Walk oOoOon, Walk OoOooooOonn" é bem mais plausível para uma geração que conviveu com vozes de outras bandas medíocres processadas por computador do que para o pessoal que ouvia "Pride" acompanhando a letra traduzida na Showbiz
Já o último disco, esse do Bomb-sei-lá-o-quê, mal consegui escutar: entrou no cd player umas 3 vezes, depois nunca mais.
A maior pérola dos anos 2000 pro U2 até agora foi, na minha opinião, aquela música "Electrical Storm", que foi feita pra coletânea deles em 2002 e é absurdamente boa, seguida da "The Ground Beneath Her Feet" da trilha sonora do Million Dollar Hotel. Se os novos discos do U2 fossem apenas parecidos com essas 2 músicas, eles ainda teriam chances de bater o Achtung Baby.
Nossa, viu como sou fã? Olha o monte que eu escrevi...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário